O Projeto de restauração florestal Fazenda Monte Alegre será implantado nas áreas de preservação permanente (APP) da Usina de Empreendimentos e Participações no núcleo da antiga Usina Monte Alegre. O projeto prevê o plantio de 18.665 árvores de espécies florestais nativas, na margem esquerda do Rio Piracicaba e mais dois pequenos córregos afluentes em área total de 168.000 m2, que equivale a mais de 16 campos de futebol.

O projeto surge a partir da intenção de recuperar não só o patrimônio arquitetônico do bairro histórico do Monte Alegre, mas também seu belo patrimônio ambiental levando em conta a configuração natural do local antes mesmo das intervenções da própria Usina. Por isso não se trata de um reflorestamento convencional, mas sim, uma restauração com proposito fundamental de promover impactos ambientais sociais e econômicos positivos, tornando-se modelo para Piracicaba e região.

Segundo o Engenheiro Agrônomo responsável técnico do projeto, João Marcelo Elias, entre os principais benefícios ambientais está a consolidação de uma importante unidade de conservação em ambiente urbano que permitirá conectar o local a outros fragmentos florestais, favorecendo o fluxo gênico de espécies animais silvestres e florestais.

O Projeto será coordenado pelo Instituto Terra Vida, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, amparada pela Lei 9.790 dedicada a promoção da sustentabilidade e responsabilidade social. As ações do projeto serão executadas em fases, a etapa inicial de plantio terá duração de 6 meses e as manutenções para a consolidação da Floresta mais 30 meses, portanto, com a entrega definitiva das unidades de conservação em 3 anos.

Estão previstas ações como a consolidação de uma rede de parceiros, construção de um viveiro de mudas no local, identificação e divulgação online dos lotes plantados para acompanhamento da evolução do projeto, criação de uma agenda de educação ambiental.

Vale destacar que o projeto Plante Rio encontra-se em fase de execução, portanto, todo estudo técnico contendo diagnóstico e prognóstico da área, cronograma de execução e plano orçamentário já foi realizado pelo Instituto Terra Vida. O Instituto Terra Vida informa que está aberta a fase de captação de recursos para o maior projeto de reflorestamento urbano de Piracicaba e você poderá realizar suas doações através do Pagseguro ou diretamente via depósito bancário. Veja abaixo como é fácil participar:



Para fazer a sua doação


Depósito Bancário

Banco do Brasil: 001
Agência: 0056
Conta Corrente: 52.979-6
CNPJ: 07.815.906/0001-03


Internacional

Swift: BRASBRRJSBO
IBAN: BR9400000000000 560000529796 C1

Com Pagseguro UOL:




Saiba como Doar


O doador pessoa física pode contribuir com o projeto por depósito em conta corrente e pelos meios de pagamento eletrônico Pagseguro. Esclarecemos que, para fins de declaração do imposto de renda, a pessoa física doadora poderá incluir os valores doados na relação de “Pagamentos e Doações” no formulário de declaração completa, utilizando o código “Outros”.

Caso sua empresa esteja sujeita ao regime de tributação por lucro real, a pessoa jurídica poderá deduzir, como despesa operacional, o valor doado do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, até o limite de 2% do lucro operacional, antes de computada a dedução da doação. Assim, este benefício não está disponível para as empresas que recolhem tributos sob o regime de lucro presumido ou arbitrado, nem quando adotarem o regime do Simples. Esse incentivo fiscal tem fundamento legal no art. 59, da Medida Provisória 2.158-35/2001 e no art. 13, §2º, III, Lei 9.249/1995.